Sabe aquelas carinhas que você envia nos sms e para os amigos no Facebook? 

 
São os Emoticons e neste mês de setembro eles completam 35 anos de existência, uma forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley). 
 
É  uma seqüência de caracteres tipográficos, tais como: :), ou ^-^ e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. 
 
Exemplos:  (isto é, sorrindo, estou alegre);  (estou triste, chorando), etc. Normalmente é usado nas comunicações escritas de programas mensageiros, como o WhatsApp, Messenger ou pelo Skype e outros meios de mensagens rápidas.
 
Saiba mais sobre a história dessas carinhas de humor!
Popularizados nos anos 1990, junto com a proliferação do acesso à internet, os emoticons completam 35 anos neste 19 de setembro.
 

Números ao redor do globo

Como uma forma de comemorar a data, o Facebook divulgou uma relação mostrando quais são os emojis mais usados, bem como a informação de que mais de 60 milhões deles são utilizados somente na rede social – no mensageiro, esse número é ainda maior e ultrapassa a casa de 5 bilhões.

Quando observamos por região, podemos ver que os emojis felizes são os mais populares na rede social, sendo que o rosto que sorri e mostra olhos de coração é o mais utilizado no Brasil. No caso do Messenger esse cenário muda um pouco mais, mas ainda envolve corações.